A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da Odontologia que visa prevenir e tratar problemas de má oclusão dentária, desequilíbrios ósseos e musculares através de estímulos funcionais com aparelhos intraorais, remodelando os ossos dos maxilares e proporcionando o crescimento e desenvolvimento adequado das estruturas faciais envolvidas na mastigação.
Uma das principais vantagens é a possibilidade do atendimento precoce, ou seja, assim que o problema for detectado. Desta forma, é possível atuar durante a fase de crescimento da criança, antes que o problema se instale ou se agrave.
É importante, também, observar se a criança está desenvolvendo um padrão de respiração nasal adequado, introduzir alimentos mais duros e fibrosos e estimular a remoção de hábitos bucais nocivos como chupeta, mamadeira, sucção digital e pricipalmente a respiração bucal devido obstrução nasal.
Esses hábitos podem interferir no desenvolvimento correto, podendo levar a má oclusões como alterações no posicionamento dos dentes, desvio do crescimento dos ossos da maxila e mandíbula e deglutição, fonação e respiração inadequadas.