Odontopediatria
Os cuidados da saúde oral infantil são em particularmente importantes se considerarmos que as funções de mastigação, deglutição, fala e respiração, são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento normais das crianças.
É importante para as crianças hábitos de higiene bucal e alimentares saudáveis, a fim de estabelecer costumes benéficos que permanecem até a idade adulta.
Com que idade deve-se começar a escovar os dentes?
Enquanto o bebê não tem dentes, devemos limpar a boquinha com uma gaze molhada ou "dedeiras de silicone" específicas para isso.
Desde a erupção dos primeiros dentes, deve-ser usar uma escova pequena adequada para a boca da criança.
Até os 3 anos de idade, escovar sem pasta de dentes com movimentos circulares suaves.
De 3 a 5 anos, a higiene é realizada com pasta com concentração de flúor de 550 a 800 partes por milhão (ppm).
A partir de 6 anos de idade, recomenda-se uma concentração mínima de 1.200 ppm de flúor. Estes dados estão nas caixas de creme dental, e o ideal é escovar os dentes ao acordar, depois do café, almoço, e jantar.
Os dentes decíduos ( de leite ) devem ser tratados?
Sim. É um equívoco achar que não. As cáries nos dentes do bebê e da criança devem ser tratados pois além de estética e função mastigatória, cumprem a missão de ser um guia para os dentes permanentes.
Se por qualquer motivo é perdido um dente decíduo prematuramente, o dente permanente poderá não ter espaço suficiente para nascer, por isso deve-se a todo o custo evitar a sua perda precoce e se isso acontecer o ortodontista deverá manter ou recuperar o espaço perdido.